quarta-feira, julho 18, 2012

Politicamente...


Tenho percebido constantemente o movimento do “politicamente correto”. Para muitos, concordar com tal postura significa entrar no mundo dos devotos do desprendimento (lassez faire, lassez passer?) e dos despojados de crendices. A verdade é que nunca antes na história algo se tornou tão chato...
Pelo aperfeiçoamento da raça humana, tudo se torna preconceito. Tudo se torna um movimento social, uma nova tendência, algo mais “descolado”. Espontaneidade nula. Tudo deve estar dentro dos conformes dos preceitos do corretismo. Fruto um tanto apodrecido de nossa (pós-?)modernidade, é como se devêssemos acolher o novo (não fazê-lo seria preconceito) só por acolhê-lo – pois, mais vale mudar de ideia do que permanecer com a mesma. Diriam: não, isso é conservadorismo...
Fato é que aderir a esse movimento significa, dentre outras coisas, não aceitar a existência do “politicamente incorreto”. Bom, digo o seguinte para os politicamente corretos: isso é intolerância – coincidentemente o que dizem combater. Vejam Seinfeld ou leiam Luiz Felipe Pondé e terão uma mostra da ética do politicamente incorreto.
Seja criticar Mark Twain, o vocábulo “cigano” no Houaiss ou “A Divina Comédia”, a limitação de suas leituras a racismo e homofobia só significam uma coisa: limitação de horizontes.

2 comentários:

AHR disse...

Grande postagem Brunão!!! Ganhou um grande amigo como seguidor... mas não fica tanto tempo sem aparecer!!! Parabéns... abração, Alê (www.pelomelhordavida.blogspot.com)

George disse...

Na mosca, ou "nas moscas", pois concordo em tudo que você disse, sem tirar nem por. (Ora, "sem tirar nem por" ou "tirar e por", ou até em épocas de gerundismo, "tirando e pondo", eu seria politicamente correto ou politicamente incorreto?)